quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Respeite seu oponente todo o tempo

Texto original: https://www.martialtribes.com/practitioners/general-en/tip-of-the-week-respect-your-opponent-all-the-time/

Respeito é um dos valores mais importantes ensinados pelas artes marciais. Ele guia os praticantes a ouvirem seus mestres e encoraja a camaradagem entre os colegas estudantes.  Ele também incentiva a apreciação pela cultura por trás da disciplina. O respeito é encontrado entre os pilares de muitas artes marciais e assim para todos praticantes de artes marciais é apresentado.

...Vamos ver adiante sobre respeitar seu oponente em particular.
Em cada arte marcial existem algumas ações e movimentos que mostram respeito: cumprimentos antes de entrar no tatame, danças ou rituais antes de começar o combate, acenos  antes de uma apresentação... e a lista continua. Estas são representações simbólicas de o que cada lutador deveria saber e sentir quando eles entram em uma luta, seja um sparring ou uma competição de combate real.

...Portanto, o respeito nas artes marciais durante as lutas é um caminho para evitar lesões dos dois lados. Se há um respeito mutuo, movimentos ilegais ou força desnecessária não serão aplicados.
Contudo, isso não deveria ser apenas sobre senso ou preservação própria. Respeito nas artes marciais é parte da filosofia e estilo de vida que cada praticante dedicado deveria adotar. Se você resguardar o respeito como uma parte essencial de sua vida, mesmo no ponto de mostrar respeito máximo a alguém que você está competindo contra, então você será capaz de levar isso para seu dia a dia, nas suas interações com pessoas a sua volta, com seus colegas de trabalho, família, desconhecidos na rua e qualquer pessoa. Isso é o que diferencia alguém que aprendeu verdadeiramente o significado das artes marciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário